Qual é a história deste livro? Não a estória mas a história? Peguei hoje na seção de livros gratuitos de um sebo. Qual viagem fez da impressão até as minhas mãos? Quantos donos teve? Foi todo lido? Alguém se deu ao trabalho de realizar o propósito dele que é ser lido?

Edição de 1995 produzida no Reino Unido por Antony Gray e na Dinamarca por Norbaven Typset. Consta nos créditos. Quantos trabalharam na sua feitura? As vidas de pessoas que se cruzaram em algum momento por causa deste objeto, do autor a mim. Como chegou aqui? Atravessou o oceano de…


Foi interessante a escolha de Quíron como O Hierofante no Tarô Mitológico. A associação óbvia reside na sua função como treinador dos heróis gregos, uma vez que o sentido geral da carta é o de sabedoria, em especial a espiritual. Todavia, o espiritual está bem representada de outra maneira menos óbvia na imagem.

O centauro é uma figura inumana. Essa representação unindo elementos humanos e animais foi muito utilizada na antiguidade para representar conceitos suprarracionais sejam naturais sejam pessoais (estes na linguagem psicanalítica conhecidos como “inconsciente”). O judaísmo por exemplo, tem a ideia de anjos, humanos com asas e antes…


Prólogo

Tudo por causa de fornicação — pensou o serafim. Não sabia o que os mortais viam nisso, mas era uma prática que causava muitos problemas para eles. Reproduziam-se dessa forma, porém, não a utilizavam apenas para isso. Que soubesse, eram necessários apenas dois, mas já viu fazerem a três, quatro e mais; a ideia era de gêneros diferentes, mas já viu acontecendo entre gêneros iguais e também a três, quatro e mais. Enfim, era obra do Pai e não cabia a si, como um fiel servo Dele, questionar em demasia. O mensageiro celestial segurava com certa dificuldade um livro grande…


No início da pandemia resolvi fazer um diário. Foi mudando até chegar a um conto de presidiário.

2° dia de quarentena (no primeiro eu só comi, assisti Netflix e Youtube ):

- Corrida de sete quilômetros na estrada de Bulhões;
- Malhação na velha mesa romana e barra: ombros, costas e trapézio; ⠀⠀⠀
- Netflix, Youtube e comida;
- Acho que vou pegar meu pai amanhã como boneco pra treinar jiu-jitsu.😈

3° dia de quarentena.

- Isométricos para pegadas: tira-teima e pendurado no quimono pela barra;
- Malhação: peito e tríceps; ⠀⠀⠀
- Netflix, Youtube e comida;
- Amanhã pegarei mesmo o meu…


A Torre — O Livro de Thoth

Então meu amigo e minha amiga, esta carta é uma merda. Significa destruição, violência, guerra, caos, pânico e perdas. Só desgraça.

Alguns vêm com aquele papinho “para construir é preciso demolir”, blá, blá, blá, tentando animar, mas a Torre é foda — foda não, se fosse uma seria legal, é uma broxada, isso sim.

Está vendo a bocarra no canto inferior direito? Então, representa o principal elemento da carta: o EGO. É difícil manter a boca fechada, não é? Culpa do ego. Ele é o fator em desgraça aqui, é ele que desmorona. O mundo segue independente de você, amigo…


Existem formas de compreensão da realidade baseadas em percepções não racionais. O tarô é um vetor delas. Os seus símbolos atingem componentes da psique trazendo à tona informações que fogem do que vivenciamos como tempo e localização física. Passado, presente e futuro estão abertos à investigação, ainda que a precisão não acompanhe sempre o processo.

Tratando-se da vida, um dos aspectos mais marcantes é a Mudança. A natureza e nós mesmos mudamos de estado a todo momento, em diferentes níveis e velocidade.

No tarô, três cartas relacionam-se com mudança de maneira especial: Morte, Julgamento e Universo.

A primeira, e mal…


O Imperador — O Livro de Thoth

O IMPERADOR é uma carta de MASCULINIDADE. Expressa ideias de paternidade, razão, normas, ordem, liderança, disciplina, estabilidade, autoridade, força, poder, domínio, vitalidade e energia (controlada).💪👊🔥
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sobreviver neste planeta exigiu qualidades físicas e autoritárias uma vez que a natureza, constantemente, contribui com meios de nos matar, seja com doenças, predadores ou desastres naturais. A estruturação social que conhecemos foi construída, predominantemente, pelas ações de caráter masculinas que lidam melhor com a noção de controle.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por outro lado, o DESEQUILÍBRIO dessas qualidades leva à agressividade e ao extremismo. Hoje crescem pensamentos políticos extremistas como os de supremacistas raciais e afins…


O Ajustamento — O Livro de Thoth

No tarô tradicional é chamada de “Justiça”, mas neste é “Ajustamento”, pertencente ao signo de Libra. Trata do equilíbrio, refletido no desenho pela geometria da balança e o posicionamento central de Maat.

A natureza é fria e impessoal em suas ações: faça algo errado e os resultados negativos acontecem, da mesma forma o oposto. Moral está fora desta carta, pois a natureza é amoral. Ação e reação, causa e efeito; tire uma viga do lugar e o que ela sustentava cairá. …


O Magus — O Livro de Thoth.

A figura na carta é o deus Hermes, relacionado à comunicação. Parece um malabarista manuseando seus apetrechos (ou “ARMAS MÁGICAS”) equilibrando-se na ponta do pé, demonstrando grande HABILIDADE. As Armas Mágicas representam qualidades como raciocínio, ação, emoção, praticidade e intuição.
⠀⠀⠀⠀
Um dos símbolos na carta é do planeta Mercúrio, relacionado ao signo de Gêmeos. As características geminianas são comunicação, sociabilidade, velocidade, polivalência, inteligência, futilidade, tagarelice, mentira e malandragem. Essas são qualidades do Mago que realiza feitos inusitados e as necessita para tal, mesmo que ILUDA, pois nem sempre a magia acontece como se planejou ou quando se corrompe…

Herman Faulstich

“Faça o teu querer sem vontade vã.”

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store